USO INDISCRIMINADO DE ANTIBIÓTICOS CONTRIBUI PARA SUPERBACTÉRIAS
Trata-se de um grupo de bactérias que conseguem resistir ao tratamento com o uso de vários antibióticos.
As bactérias possuem a capacidade de sofrer mutações espontâneas, recombinando seus genes, com isso, as que são mais aptas sobrevivem e deixam de ser sensíveis aos antibióticos.
O que facilita o surgimento de bactérias resistentes?
Dentre os motivos temos o uso indiscriminado de antibióticos, isso acontece porque muitas pessoas ainda tomam estes medicamentos sem prescrição médica, ou tomam de maneira inadequada interrompendo o tratamento.
Outro motivo é o uso de antibióticos em ração animal, também usado de forma indiscriminada para a aceleração do crescimento do animal, e para evitar doenças, no entanto, esses animais podem transferir indiretamente bactérias resistentes aos seres humanos.
Em ambientes hospitalares o contato da superbactéria com pacientes vulneráveis e debilitados é uma situação ainda mais grave. A bactéria KPC é uma das vilãs do ambiente hospitalar e pode causar: pneumonia, infecções sanguíneas, no trato urinário, em feridas cirúrgicas, quadros que podem evoluir para ma infecção generalizada, mas raramente causa problemas à pessoas saudáveis e fora do ambiente hospitalar.
Esse tipo de superbactéria hospitalar se contrai por meio do contato o doente, ou com um profissional que não se higienizou adequadamente.
O tratamento é feito, muitas vezes, com a combinação de antibióticos, para tentar eliminar a bactéria.
O grande problema, é que essas resistências podem fazer a medicina voltar a estaca zero, pois com a evolução das bactérias em questão de anos, pode ser que não exista mais antibióticos que sejam eficazes ao tratamento a doença bacteriana.
Qual o nosso papel para evitar o aumento da resistência dessas bactérias?
Usar medicamentos apenas com prescrição médica e da maneira correta, sem interromper o tratamento, higienizar-se adequadamente após ter contato com ambiente hospitalar são as principais formas de combate as mutações das bactérias.
VOCÊ SABIA?
Bactérias com alto nível de resistência a um dado antibiótico podem, curiosamente, ajudar de forma altruísta bactérias vizinhas, menos resistentes a esse antibiótico, graça a produção de uma substância chamada INDOL que leva essas bactérias menos resistentes a expulsar o antibiótico de seu interior.
Espero que tenham gostado do tema de hoje, estamos abertos a sugestões!!!!
Escrito por: Michelle Melo
Graduanda em Enfermagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário