Qual sua taxa de gordura no corpo?
Faça o cálculo :
O cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal) é feito dividindo o peso (em quilogramas) pela altura (em metros) ao quadrado.
É simples calcular o seu IMC.
Por exemplo, se o seu peso é 80kg e a sua altura é 1,80m, a fórmula para calcular o IMC ficará:
IMC = 80 ÷ 1,802
IMC = 80 ÷ 3,24
IMC = 80 ÷ 3,24
IMC = 24,69
SE PREFERIR ACESSE O LINK DÊ OS SEUS DADOS QUE O CALCULO SAIRÁ AUTOMATICAMENTE:
http://www.calculoimc.com.br/
Uma
dieta saudável deve ser sempre incentivada já na infância, evitando-se que
crianças apresentem peso acima do normal. A dieta deve estar incluída em
princípios gerais de vida saudável, na qual se incluem a atividade física, o
lazer, os relacionamentos afetivos adequados e uma estrutura familiar
organizada. No paciente que apresentava obesidade e obteve sucesso na perda de
peso, o tratamento de manutenção deve incluir a permanência da atividade física
e de uma alimentação saudável a longo prazo. Esses aspectos somente serão
alcançados se estiverem acompanhados de uma mudança geral no estilo de vida do
paciente.
Escrito por: Michelle Melo
Graduanda em Enfermagem
http://www.calculoimc.com.br/
Você está obeso ? Cuidado!!
Pessoas com obesidade têm maior probabilidade de desenvolver doenças como:
pressão alta, diabetes, problemas nas articulações, dificuldades respiratórias, doenças cardiovasculares, gota, pedras na vesícula e até algumas formas de câncer.
O tratamento da obesidade envolve necessariamente a reeducação alimentar, o aumento da atividade física e, eventualmente, o uso de algumas medicações auxiliares. Dependendo da situação de cada paciente, pode estar indicado o tratamento comportamental envolvendo o psiquiatra. Nos casos de obesidade secundária a outras doenças, o tratamento deve inicialmente ser dirigido para a causa do distúrbio.
Alimentação:
Dentre as diversas formas de orientação dietética, a mais aceita cientificamente é a dieta hipocalórica balanceada, na qual o paciente receberá uma dieta calculada com quantidades calóricas dependentes de sua atividade física, sendo os alimentos distribuídos em 5 a 6 refeições por dia, com aproximadamente 50 a 60% de carboidratos, 25 a 30% de gorduras e 15 a 20% de proteínas.
Exercício:
O exercício apresenta uma série de benefícios para o paciente obeso, melhorando o rendimento do tratamento com dieta. Entre os diversos efeitos se incluem:
Medicamentos:
Cuidados:
- Não deposite as esperanças do tratamento da obesidade apenas no medicamento ou cirurgia, pois o resultado depende principalmente das mudanças nos hábitos de vida (dieta e atividade física)
- Com o tempo o medicamento para obesidade pode passar a perder o efeito. Se isso ocorrer, consulte seu médico e nunca aumente a dose por conta própria
- Existem muitas propagandas irregulares de medicamentos para emagrecer nos meios de comunicação, por isso não acredite em promessas de emagrecimento rápido e fácil
- Não compre medicamentos para obesidade pela internet ou em academias de ginástica, pois muitos não são autorizados pelo Ministério da Saúde e podem fazer mal a quem utiliza
- Clínicas e consultórios não podem vender medicamentos para obesidade. O paciente tem a liberdade de escolher a farmácia de sua confiança para comprar ou manipular o medicamento prescrito
- Fórmulas de emagrecimento com várias substâncias misturadas são proibidas pelo Ministério da Saúde e já provocaram mortes.
Como se
previne?
Escrito por: Michelle Melo
Graduanda em Enfermagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário